quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que eu vou fazer da minha vida?

Bom, não são muitos que têm o luxo de ficar se fazendo esta pergunta porque têm que se preocupar com o que comer primeiro. Então, de certo modo, eles já têm a resposta: sobreviver através do trabalho. Mas, mesmo assim, todos deviam fazê-la. 
Eu, como a maior parte dos brasileiros, não faço parte dos 10% mais ricos, mas mesmo tendo sempre o que comer em casa tenho dificuldade para dar uma resposta conclusiva.
Então, quando me fiz esta pergunta, senti que ela estava além desta primeira fase: esta fase marxista de ter o suficiente para sobreviver para depois poder meditar sobre as demais questões. Eu até queria compartilhar com outras pessoas este meu pensamento do dia, mas todo mundo (como eu) já sacaria do bolso respostas óbvias.
Então, fiquei só comigo mesmo. Não vou dizer "ficamos eu e Deus" porque não seria sincero. Nossa mente capitalista não costuma convidar Deus para este tipo de conversa, porque tememos que logo que perguntássemos "Deus, o que eu vou fazer da minha vida?" Ele respondesse-nos como respondeu àquele jovem rico "vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me" (Mt 19:21) ou, mesmo que isso não seja o plano Dele para a maioria de nós, Ele diga o básico do básico da Sua Palavra "Buscai primeiro o reino dos céus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas!" (Mt 6:33). 
Não é isso que queremos ouvir. Não mesmo. Não sabemos exatamente o que queremos, mas temos um filtro bem eficiente em nossas cabeças. 

Quando nos indagamos "o que eu vou fazer da minha vida?" e tentamos responder, mesmo que indiquemos a posse de várias coisas materiais, viagens e posições de destaque social, ou até mesmo atitudes benevolentes para os mais necessitados (materiais ou psicológicas) em que nós nos sentiríamos atores principais de viradas heróicas; destaca-se que, no fim, não é isso que está em questão.

Na verdade, buscamos encher o "não-sei-o-que" que há em nós (se alguém souber, me avise!). Parece um buraco sem fundo existente em cada ser humano. Respostas simplórias não dão conta da nossa natureza dual: carne e espírito. Freud destacou lugares desconhecidos da mente após tomar consciência da consciência, uma pequeníssima parte da mente. Fazemos coisas para tentarmos nos sentir cheios. Interessante que, quando me tornei funcionário público e comprei o primeiro carro zero, mesmo que sentimentos modestos orquestrassem minhas atitudes, uma parte do cérebro esperava algo novo, algo como uma explosão de uma supernova. Mas, quando minha vó morreu me preocupei muito mais em degustar do cafezinho com queijo e dos sorrisos dos membros da minha casa do que em deixar um busto de herói na praça. Infelizmente percebi que existe uma máxima nas relações materiais: quanto maior a expectativa, maior a frustração.
Deus se propõe a encher esse vazio, mas o "sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5) não combina com os heróis do cinema norte-americano que chegaram a nossas casas nas últimas décadas do século XX. Queremos ser heróis, super cheios de "alguma coisa" que se irradie para todos os lados, à vista de todos. Queremos estar no centro do universo, não como no humanismo do Renascimento do século XV, mas queremos ser sobre-humanos, mega especiais.
Elementos históricos e culturais construíram o imaginário do homem atual e lhe deixaram uma tarefa impossível: ficar cheio, satisfeito e feliz. Mas, não sejamos tão deterministas. Há pessoas que conseguem transitar às margens da reta cartesiana do capitalismo, valorizando bem as brisas de felicidade, sabendo que aqui nunca irá chover.

Um comentário:

  1. [135784] [116798] LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (…) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (…) venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.

    ResponderExcluir

Site Meter